Wednesday 17 April 2013

O Verão é o Carnaval da Escandinávia!



Aprendi a gostar de todas as estações e todos os climas e cores que as acompanham! Para pessoas que como eu se aborrecem muito facilmente, morar num País onde a paisagem muda constantemente e radicalmente a cada dia, é uma benção!

O Verão está para a  Escandinávia assim como o Carnaval está para o Brasil. Esperamos ansiosos por estes dias onde as roupas encolhem, em quantidade e tamanho, e as pessoas literalmente dançam em pontes e praças. As danças são improvisadas: alguém trás uma bicicleta com uma mesa de DJ acoplada, toca o PLAY e as pessoas vão se chegando.

No Brasil, Recife ou Rio, passei muito tempo me "protegendo" do Sol: um braço que procurava se esquivar dos raios fortes que penetravam pela janela do carro, um pescoço que se espichava para que o rosto entrasse em alguma zona de sombras, uma bermuda sendo puxada para tentar encobrir joelhos prestes a serem tostados... e assim vai.

Anos de Dinamarca me reaproximaram do Sol!  Acordo agora e olho para o céu e se por acaso o SOL estiver lá, abro um sorriso e planejo onde vou me sentar com meu computador, livro, pesquisando, planejando, trabalhando ao ar livre, bebendo a luz! Levei algum tempo regado a uma certa irritacão com a "obrigação" de se sair de casa caso o Sol estivesse brilhando. Você é um herege, doente e esquisito se preferir ficar dentro de casa ou ir a um cinema ou simplesmente atravessar a rua para o lado com sombras se o SOL estiver brilhando! Eu via isso tudo como uma certa Tirania Solar e decidia ficar em casa apenas como uma forma de me rebelar contra a obrigacão de sair de casa!

Hoje em dia, quanta diferença. Me tornei um "deles" e fico ansioso a cada momento que não estou lá fora aproveitando o que pode ser tão fugaz!

As pessoas aqui se telefonam para comentar sobre o "Dia Lindo" (hoje mesmo já liguei para umas 3)! As mesas do lado de fora de qualquer ambiente ficam lotadas, pessoas se deitam no chão de pedras, uma certa histeria coletiva toma conta de todos. Um sorrizinho constante fica estampado no rosto de cada pessoa que passa por você, como um reconhecimento, uma felicitação por termos juntos, todos, sobrevivido a mais um Inverno!

É a constatação primordial, intuitiva e genética, do saber-se do Sol que viria apesar dos meses longos e cinza. Nesse momento, uma empatia generalizada une todos os habitantes na certeza de que nada será tão difícil como o foi no Inverno, que daqui para frente tudo parecerá melhor!

E o Sol brilha... e brilha... mas não tão forte ainda que faça o gelo do inverno derreter por completo de dentro do meu coração... vou precisar ainda de alguns meses ou só o de Janeiro. O do Rio!


No comments: